causas das estrias
  • 0
  • 0

As linhas avermelhadas ou esbranquiçadas que aparecem na pele são estrias. Elas acometem mais as coxas, seios, abdômen, bumbum e dorso, atingindo mulheres, em sua maioria, e homens. Mas o que ocasiona as estrias?

Quais são as principais causas de estrias?

Antes de entender as principais causas de estrias, ao ganharmos peso, acumulamos gordura nas coxas, nádegas, seios e abdômen. Isso faz com que as fibras de colágeno e elastina estiquem e se rompam.

As estrias são formadas quando há uma sobrecarga na capacidade elástica da pele. Quando ganhamos peso, a pele tem a capacidade de se adaptar ao aumento do volume corpóreo.

Em alguns casos, isso promove o rompimento das fibras colágenas e, por sua vez, surgimento das estrias. Porém, nem todas as pessoas possuem propensão de desenvolver essas marcas na pele, há o fator de predisposição genética.

Mas é importante saber que alguns fatores contribuem para que as estrias apareçam. Aqui você vai conhecer quais são as principais causas de estrias. Confira:

1. Gestação

Principalmente na região da barriga, já que ocorre uma sobrecarga na elasticidade da pele e de forma rápida. Como o bebê cresce muito em questão de semanas, a pele não se adapta rapidamente ao aumento do volume, formando assim, as estrias.

2. Carência nutricional

A falta de alguns nutrientes também é uma das causas de estrias, como carência de colágeno, fibras, sais minerais e vitaminas.

3. Efeito sanfona

O efeito sanfona ocorre quando há um aumento e perda de peso rápidos, ou seja, quando a pessoa engorda e emagrece frequentemente, as fibras de elastina e colágeno esticam e se rompem, resultando nas cicatrizes.

4. Atividades de alto impacto

Exercícios de alto impacto são tidos como uma das causas de estrias, já que podem afetar as fibras elásticas. Isso pode ser um problema tanto para mulheres quanto para homens. Exercícios extremos de musculação fazem com que a pele estique além da sua capacidade elástica.

Como você observou, cada caso é diferente e por isso a ajuda de um dermatologista é fundamental, pois este profissional poderá estudar e analisar os fatores para oferecer um tratamento eficiente para eliminar as estrias.

CRM/SC | 14625 RQE 12663

Quer saber mais? Siga nas redes sociais Facebook e Instagram

Fontes: Vix, Dicas de Beleza e Safari.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dermatologista Florianópolis