recuperar a pele
  • 0
  • 0

São muitos os efeitos nocivos do sol em nossa pele e, a exposição sem os mínimos cuidados, pode afetá-la muito mais. Entre os problemas, a exposição solar excessiva causa manchas, acne, ardência e vermelhidão. A boa notícia é que existem formas de recuperar a pele.

Porém, alguns efeitos nocivos causados pelos raios UV tendem a ser irreversíveis, como alguns tipos de câncer de pele. Além disso, mesmo que não percebamos, ficamos constantemente expostos aos danos solares, já que o sol continua agir sobre nossa pele por até três horas após a exposição.

Veja aqui como cuidar da pele após se expor ao sol!

Cuidados para recuperar a pele no pós-sol

Além do envelhecimento precoce e até o risco de ter câncer de pele, se expor ao sol pode trazer outros danos, como já comentado. Para evitá-los, você deve contar impreterivelmente com o protetor solar.

Mas se ainda assim você exagerar e a pele apresentar vermelhidão, por exemplo, anote essas dicas que vão contribuir para hidratar e recuperar a pele de forma saudável:

1. Hidratar de dentro para fora

São muitos os líquidos que contribuem para hidratar a pele, como os sucos, água mineral e a água de coco. Estes ajudam a repor os eletrólitos que são eliminados com o suor, reidratando a cútis.

2. Hidratar externamente

Você pode borrifar água termal diretamente sobre a pele. Além de hidratá-la, vai resfriá-la e acalmá-la, devido as suas propriedades calmantes.

3. Aplicar óleo de amêndoas

Aplique o óleo de amêndoas logo após o banho, com a pele ainda molhada. Isso vai contribuir muito para que a pele não fique ressecada.

4. Tomar banho frio

O sal da água do mar desidrata o tecido, funcionando como “micro lente de aumento” para os raios solares, potencializando sua ação sobre a pele. Tomar banho frio contribui tanto em retirar o sal, como para resfriar a pele.

5. Limpar a pele

Após usar o bloqueador solar, é recomendado fazer uma limpeza com um profissional especializado. Esses produtos tendem a serem gordurosos, proporcionando assim, cravos e espinhas.

6. Usar hidratantes adequados

Invista em hidratantes que sejam adequados ao seu tipo de pele. Eles ajudam a suavizar as inflamações que são resultantes das queimaduras do sol. Entre as opções, use os que contêm semente de uva, camomila, aloe vera e uréia. Na dúvida, fale com seu dermatologista!

7. Aplicar antioxidantes

Após a exposição solar, aplique antioxidantes para que os radicais livres não causem danos ao material genético da célula. Converse com o seu dermatologista para que este indique os melhores produtos. Entre as fórmulas mais indicadas, elas podem conter: ácido ferúlico, vitamina C e resveratrol.

Além disso, se você acabou ficando com a pele queimada, pode investir em alguns cuidados para recuperar a pele. Veja:

  • Compressas frias: acalmam a pele e diminuem o desconforto e inchaço, sem ressecá-la.
  • Água termal: ajuda a repor os sais minerais e a promover um pH da pele mais equilibrado.
  • Creme com corticoides: para queimaduras mais graves, o médico irá recomendar creme ou pomada a base de corticoide.
  • Creme emoliente e hidratante: evita que a cútis descasque e ameniza o incômodo das queimaduras.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir curtir mais o verão. E se ocorrer alguma eventualidade, você já sabe como fazer para recuperar a pele no pós-sol.

(CRM/SC | 14625 RQE 12663)

Fontes: O Globo, Imirante e Beleza na Web.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dermatologista Florianópolis