O que são?

Claras ou escuras, com coloração diversa, manchas de pele são marcas pigmentadas sem formato específico. As causas são diversas e incluem processos inflamatórios como queimaduras, espinhas, exposição solar em excesso e reações a procedimentos e/ou uso de algum produto em particular. Manchas de coloração marrom surgem graças à alta produção de melanina, causada por exposição solar sem proteção.

Quais os tipos?

Melanoses ou manchas senis – Se apresentam como manchas escuras e arredondadas que surgem ao longo da vida e mostram o histórico de exposição solar. Esse tipo de mancha costuma estar nas regiões do colo, costas e mãos, com coloração geralmente amarronzada.

Sardas – Geralmente se manifestam em jovens de pele (pode, em certos casos estar presente em pele escura) clara após exposição solar excessiva. Se tratam de manchas normalmente pequenas e amarronzadas, presentes nas regiões do rosto, colo, pescoço e costas.

Melasma – Geralmente aparece após uso de pílula, exposição solar e/ou gravidez, se tratando de manchas mais escuras que tendem a aparecer nas partes mais expostas da pele, como as maçãs do rosto, buço e testa.

Manchas de acne – Aparecendo após o processo inflamatório de acne, se caracterizam, em seu início, como manchas vermelhas que passam a ter uma tonalidade marrom com o passar do tempo e quantidade de exposição solar. As regiões afetadas tendem a ser o rosto, colo e pescoço.

Leucodermias ou acromias – Caracterizada pela diminuição e/ou ausência de melanina na região afetada, se trata de manchas esbranquiçadas que podem se apresentar por todo o corpo. É comum em casos de vitiligo, albinismo e pano branco (pitiríase versicolor).

Dermatite (seborreica, atópica, de contato) – Características incluem pele seca, com inflamação que podem levar a ferimentos em sua superfície. Se tratam de manchas vermelhar e escamosas que causam muita coceira e, dependendo de seu tipo podem surgir pelo corpo inteiro.

Psoríase – Manchas vermelhas que se apresentam como placas com descamação em regiões do corpo que sofrem muito atrito, como joelho, cotovelo, axila, virilha e até mesmo unhas dos pés e mãos.

Rosácea – Geralmente presente em pele mais clara, é caracterizada por manchas vermelhas no rosto (testa, bochecha, nariz e queixo), que tendem a sensibilidade e oleosidade.

Câncer de Pele – Manchas que podem mudar de cor e se apresentam em locais diversos precisam da avaliação de um especialista para sua identificação e tratamento.

Prevenção e Tratamentos

O melhor tratamento para problemas de pele é sempre a prevenção. Uma rotina consistente de cuidado com a pele, bem como o uso contínuo de protetor solar e outros produtos recomendados pelo dermatologista são a melhor ferramenta para prevenção. Em casos onde as manchas já existem, o dermatologista deve ser consultado para indicação do melhor curso de tratamento possível para o caso do paciente. Isso pode incluir tanto soluções como o uso de cremes e tônicos, como a realização de procedimentos estéticos como peeling (químico e físico), laser, entre outros. Todos os tratamentos devem ser recomendados diretamente por especialistas, evitando a automedicação.

Dermatologista Florianópolis