Tratamento para Rugas em Florianópolis

Tratamento para Rugas em Florianópolis

As rugas são linhas e sulcos (depressões) na pele, formados principalmente por consequência do envelhecimento cutâneo. São efeito da movimentação repetida da musculatura associada a diminuição do colágeno e da capacidade de sustentação da pele. Essas dobras, quando associadas aos efeitos solares, podem se tornar definitivas, profundas e até mesmo apresentarem alterações na qualidade da pele no fundo das mesmas. Elas aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos e braços.

A exposição solar e à poluição, o tabagismo e a adoção de hábitos de vida pouco saudáveis podem contribuir para um quadro mais intenso. O uso dos filtros solares é parte fundamental na prevenção das rugas. Tópicos que contenham ativos como antioxidantes e ácidos são coadjuvantes. O tratamento das rugas deve focar em uma melhora global da área tratada, restabelecendo a harmonia da face, não focando em apenas uma ruga ou marca específica. Por isso, o médico dermatologista é o profissional mais indicado para auxiliar neste tratamento.

Existem diversas classificações de rugas, a mais conhecida é de um autor chamado Glogau. Ele divide na realidade, não somente as rugas, como o processo de envelhecimento, em uma escala:

Tipo 1: sem rugas
Tipo 2: rugas dinâmicas, que se forma com a expressão facial
Tipo 3: rugas de repouso
Tipo 4: quando há rugas em toda face, independente da expressão facial.

INDICAÇÕES

As dermatologistas alertam que o ideal é cuidar desde cedo do rosto para que os sinais do envelhecimento demorem mais a aparecer. E elas dão a dica sobre o melhor antirruga do mundo: o filtro solar. Ele previne manchas e rugas.

Os tratamentos são indicados aos indivíduos acima de 30 anos quando as marcas de expressão começam aparecer.

COMO É O PROCEDIMENTO

Toxina botulínica: trata as rugas dinâmicas, ou seja, as que se formam quando há movimentação muscular. É indicada para suavizar as linhas já marcadas e evitar o aparecimento de rugas mais profundas. É injetada em pontos específicos dos músculos causadores das rugas, resultando no relaxamento temporário destes. A técnica é simples, rápida e aplicada no próprio consultório.

Laser de CO2 fracionado / Peelings químicos: para as rugas já formadas. O laser CO2 fracionado é uma tecnologia que emite um feixe de luz com propriedade de ser atraído pelas moléculas de H20 do corpo humano.

Preenchimento com ácido hialurônico: promove sustentação e volumização. O material é injetado sob a pele “empurrando’” a pele acima dele para fora, suavizando as rugas e sulcos nessa região.

Hidratação injetável com ácido hialurônico: melhora as rugas finas e a firmeza da pele. O procedimento é realizado com agulhas finas, é rápido, causa mínima ou nenhuma dor e apresenta um resultado imediato.

PÓS-OPERATÓRIO

Após o procedimento, há inchaço de leve a moderado, e vermelhidão na pele que varia de acordo com a intensidade do procedimento.

Mas em geral o pós-procedimento é tranquilo, com recuperação rápida. Em média, o paciente pode retornar às suas atividades habituais, dependendo do procedimento utilizado.

O bloqueador solar FPS 30 deve ser usado, e o paciente deve evitar ao máximo a exposição solar por 3 semanas.

RESULTADO DO PROCEDIMENTO

Os resultados aparecem progressivamente após cada aplicação.