Como garantir a saúde dos cabelos no outono?

Como garantir a saúde dos cabelos no outono?

Manter os cabelos saudáveis durante o verão não é uma tarefa fácil, não é mesmo? O excesso de sol e de produtos químicos em contato com o os cabelos e com o couro cabeludo podem prejudicar muito a saúde dos fios. Mas, por que estamos falando de verão se agora estamos no outono?

Por que, geralmente, nossos cabelos já entram na nova estação danificados pelo verão. No outono, podemos dizer que a oscilação de temperatura é a grande vilã, porque à medida em que fica mais frio, o primeiro e mais grave erro: aumentar proporcionalmente a temperatura do chuveiro.

Confira algumas dicas para manter a saúde dos fios durante o outono:

1. Evite banhos quentes para manter os cabelos saudáveis

Não só a temperatura do chuveiro aumenta como também o tempo que passamos debaixo dele, não é verdade? Isso pode fazer com que o couro cabeludo fique mais sensível e desprotegido, em alguns casos pode até acontecer ressecamento e descamação.

A dica é: caso você prefira mesmo os banhos quentes, baixe a temperatura e deixe-a morna ao menos para lavar os cabelos!

2. Cuidado com o secador e a chapinha

Poucas pessoas conseguem sair de casa com o cabelo molhado ou têm tempo de deixá-los secar naturalmente. Então, os secadores e as chapinhas passam a ser utilizados todos os dias, às vezes mais de uma vez ao dia, o que agride muito os fios devido ao choque térmico e altas temperaturas.

Para isso, temos duas dicas. A primeira é: alterne os dias de utilização desses aparelhos, dia sim e dia não. Isso vai evitar que seu cabelos resseque e fique com a aparência opaca. Além disso, procure utilizar cremes ou leave ins com propriedade de proteção térmica, adequados para você para manter os fios hidratados.

3. Não se assuste com a queda!

No outono e no inverno, pode ser que se inicie um processo de queda maior que o comum devido à menor exposição à luz solar; isso não significa que você não tem cabelos saudáveis. Isso está relacionado com a queda na produção de melanina, uma das substâncias que nosso corpo produz que protege os fios.

Mesmo assim, caso sinta que a ocorrência é maior que o normal, consulte sua dermatologista para garantir que o sintoma não está ligado a nenhuma patologia.

É importante ficar atenta o ano todo e lembrar-se do ciclo: nutrir, hidratar e reconstruir. Até mesmo a alimentação pode influenciar na saúde capilar, veja aqui mais dicas sobre como manter uma dieta saudável no outono.

E você, tem alguma recomendação ou mesmo cuidados do dia a dia para nossos cabelos ficarem ainda mais lindos? Conte aqui nos comentários!

Fonte: Mediterrani / Dicas de Mulher / Bonde / Vila Mulher

Deixe um comentário