Clínica em Florianópolis: 6 Dicas de como prevenir rugas

Clínica em Florianópolis: 6 Dicas de como prevenir rugas

Ao longo da vida, é normal que nossa pele perca sua elasticidade, dando origem às temidas linhas de expressão e rugas. Decerto, após uma certa idade, as dúvidas sobre como prevenir rugas passam a ser uma preocupação, principalmente entre o público feminino.

Em síntese, as rugas são depressões que interrompem a uniformidade da pele. Elas podem ser de dois tipos: as de movimento, formadas pela movimentação dos músculos, e as estáticas, que podem ocorrer por conta de vários fatores: exposição solar, hábitos de vida, estresse, poluição, ressecamento da pele, alimentação inadequada, tabagismo e outros motivos.

Esses fatores contribuem com a diminuição da produção de colágeno e elastina da pele, além de diminuir a capacidade de renovação de nossas células. Conforme o tempo passa, e com a influência dos fatores já citados, a pele perde elastina e colágeno, facilitando o surgimento dessas depressões na pele. Quer saber como driblar os primeiros sinais do tempo? Continue a leitura!

Como prevenir rugas: a preocupação de muitas pessoas

Por volta dos 30 anos de idade, algumas pessoas já começam a apresentar linhas de expressão e rugas. Dessa forma, sendo considerados sinais de envelhecimento precoce. Porém, para aqueles que desejam ter sempre uma pele bonita e saudável, é ideal se atentar em como prevenir rugas.

É fato que muitas pessoas procuram tratamento somente após o surgimento do problema, porém, essa prevenção é indicada para pessoas a partir dos 25 anos. Com isso, pode-se adiar o problema, mantendo a aparência mais rejuvenescida, o máximo possível.

Além disso, razões como o incômodo que elas proporcionam, contribuem, muitas vezes, na baixa da autoestima por conta do aspecto “envelhecido” que elas trazem ao rosto. Então, você não quer que isso ocorra, não é mesmo?

Saiba que a região em torno dos olhos é a parte que mais sofre com o envelhecimento, sendo muito importante receber cuidados específicos. Essa é uma área muito delicada e esse cuidado pode evitar não somente rugas, mas também as “bolsas” e olheiras.

Portanto, lembre-se de que a prevenção é a melhor saída para se obter resultados satisfatórios.

Dicas de como prevenir rugas

Existem hoje muitos tratamentos para suavizar as rugas, porém, a prevenção ainda é a maneira mais eficaz de eliminá-la. E para te ajudar, selecionamos aqui algumas dicas de como prevenir rugas. Confira!

Estilo de vida saudável

Atenção à alimentação, mantendo sempre uma dieta balanceada, ingerindo a quantidade de água ideal, além de evitar hábitos como fumar ou consumir bebidas alcoólicas regularmente. Esse é o primeiro passo para driblar o envelhecimento da pele, e o aparecimento de rugas.

 

Cuidados com a pele

Ter uma rotina de cuidados adequados ao seu tipo de pele, com higienização e hidratação com os produtos indicados ajuda a manter a saúde da pele. Além disso, a proteção solar é imprescindível, pois a exposição aos raios causa o envelhecimento da pele.

Dermocosméticos

Conforme orientação do dermatologista, pode-se associar dermocosméticos aos cuidados com a pele. Eles contêm ativos eficientes para prevenir as rugas. Alguns deles, como ácido hialurônico, ácido retinóico, vitamina C, vitamina E e outros. Os produtos devem ser aplicados com as mãos, estimulando os músculos da face para amenizar as rugas e as linhas de expressão.

Peelings químicos

Esses procedimentos estéticos são realizados para estimular a renovação das células, diminuindo células mortas, além de promover a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais firme, luminosa e a minimização das rugas já existentes.

Toxina botulínica

Muito eficiente nas rugas de movimento, a aplicação da toxina diminui a contração em excesso dos músculos da face, evitando que a pele fique marcada.

Preenchimentos

Além de preencher as rugas já existentes, podem estimular a produção de elastina e colágeno da pele.

Então, agora você já sabe como prevenir rugas e o quanto a prevenção é o melhor tratamento. Só não deixe de consultar seu dermatologista para obter os melhores resultados. 

Aproveite também para ler sobre como prevenir rugas na testa!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

FONTES: Dermaclub, ADCOS, Jusbrasil e Naturalmente Bonita.

Deixe um comentário