Clínica em Florianópolis: Como montar um cronograma capilar?

Clínica em Florianópolis: Como montar um cronograma capilar?

Você sabia que cada tipo de cabelo possui uma necessidade diferente requerendo um tratamento específico? Somente por meio de cuidados diários específicos é que se pode ter fios saudáveis e completamente recuperados. A esse processo damos o nome de cronograma capilar.

Ou seja, uma rotina de cuidados que inclui a hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos. Cada uma dessas três etapas visa reconstruir os fios danificados por conta de fatores externos. Entre eles estão a poluição, cloro de piscina, raios solares, químicas de alisamentos e colorações, calor de pranchas e secadores e outros.

Mas como é feito esse cronograma? No que ele consiste? Descubra aqui e saiba como cuidar da saúde capilar!

Qual é a finalidade e benefícios de um cronograma capilar?

Uma rotina de cuidados com os cabelos inclui três tratamentos importantes para a saúde dos fios, como mencionados acima. Por meio dele é possível seguir um tratamento adequado, conforme as necessidades do seu tipo de cabelo. Com a hidratação, eles ficam mais macios e sem elasticidade. Já com a nutrição, ficam sem frizz e protegidos das agressões.

Nessa fase ainda, os cabelos ficam com brilho, já que estão nutridos de vitaminas e lipídeos naturais. Por fim, ocorre a reconstrução capilar, proporcionando maior resistência contra a quebra.

Cada etapa é essencial e requer a sequência correta, hidratando e nutrindo antes da reconstrução. Para não correr riscos, é importante consultar um dermatologista e obter a indicação dos produtos ideais para seu tipo de cabelo.

Quais são as etapas de um cronograma capilar?

Independente do tipo e estilo do cabelo, os fios requerem cuidados e para isso, é essencial seguir o cronograma capilar. Veja aqui quais são as etapas e para que servem cada uma delas!

1ª etapa: hidratação

A etapa da hidratação é realizada com ativos que repõem a água, que se perde facilmente no dia a dia. Mantendo a rotina de hidratação, os fios ficarão livres do ressecamento.

Os principais ativos hidratantes são:

  • Manteiga de oliva.
  • Extratos vegetais.
  • Pantenol.
  • Colágeno.
  • Aloe vera.
  • Colágeno.
  • Glicerina.
  • Vitaminas.
  • Óleo de jojoba, coco e rícino.
  • Babosa.

2ª etapa: nutrição

A nutrição é muito indicada para fios com tendência ao ressecamento, como os crespos e cacheados, principalmente. Ela repõe os lipídios, conferindo assim, uma camada protetora ao cabelo. Pode ser feita a umectação capilar usando óleo vegetal, máscara de nutrição e umectação noturna. Como resultado, o cabelo fica mais flexível, macio, com cutícula alinhada, proporcionando mais brilho.

Os principais ativos da nutrição são os seguintes óleos: coco, girassol, abacate, argan, rícino, manga, oliva e amla. Além desses, pode-se usar proteína do ovo.

3ª etapa: reconstrução capilar

Age na reposição de proteína ao cabelo, principalmente queratina. Essa é a etapa mais potente do cronograma capilar, indicada para fios danificados, ao extremo, e elásticos. É indicada a repetição da reconstrução capilar a cada 15 dias ou semanalmente, para os casos extremos.

Os principais ativos da reconstrução capilar são:

  • Creatina.
  • Colágeno.
  • Cisteína.
  • Arginina.

Como montar um cronograma capilar?

Para montar um cronograma capilar, siga essa tabela:

Semana 1 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 2 Nutrição Hidratação Reconstrução
Semana 3 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 4 Nutrição Hidratação Reconstrução

Como descobrir o tipo de tratamento mais indicado?

Para identificar qual é o tipo de tratamento que o seu cabelo necessita mais, você pode realizar um teste caseiro. Basta encher um copo com água, colocar um fio de cabelo dentro e aguardar. Se ele boiar, significa que ele precisa de hidratação.

Se ficar no meio, requer nutrição. Mas se afundar, é sinal que necessita de reconstrução capilar.

Na dúvida, você deve se consultar com o seu dermatologista para evitar possíveis problemas capilares.

Gostou do conteúdo? Fale conosco, deixe seu comentário

CRM/SC | 14625 RQE 12663

Referências: Tô de Cacho, Dermaclub e Delas.

Deixe um comentário