6 dicas para mantê-las fortes e saudáveis e tratamento em Florianópolis

6 dicas para mantê-las fortes e saudáveis e tratamento em Florianópolis

A maioria das mulheres faz de tudo para deixar as unhas bonitas. Porém, aplicar peças postiças e adesivas, bem como pintá-las com frequência, pode deixá-las enfraquecidas. A boa notícia é que existem alguns cuidados com as unhas que você pode adotar aí, em sua casa.

Com algumas práticas, você poderá prevenir que elas fiquem quebradiças, fracas, amarelem e descamem. Listamos aqui cuidados que valem para o ano todo. Conheça quais são e coloque-os em prática!

Lista de cuidados com as unhas

Se você sofre com unhas fracas e quebradiças, precisa adotar alguns métodos para fortalecê-las. Selecionamos aqui dicas e hábitos que vão te ajudar nos cuidados com as unhas. Confira!

1. Use alicate e lixa descartável

Ao fazer as unhas em salão de beleza, você deve se atentar ao uso de produtos descartáveis ou esterilizados. Entre os que merecem maior atenção, estão o alicate e a lixa de unha. Certifique-se das condições desses produtos, de preferência, leve o seu próprio material. Dica extra: você não precisa ir ao salão de beleza semanalmente, basta manter as unhas lixadas e em ordem para que não se quebrem.

2. Não lixar a parte de cima da unha

Lixar a parte de cima da unha pode prejudicar a lâmina ungueal, portanto, se esse é um hábito, deve ser cortado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa prática remove as camadas naturais de queratina na região. Como resultado, as unhas ficam frágeis e finas.

3. Preserve as cutículas

A SBD também informa que não se deve remover a cutícula, já que ela funciona como um selo protetor da região. Ao retirá-la, facilita-se a entrada de fungos e bactérias e, no caso de traumas, poderá afetar a raiz, resultando assim em uma série de problemas. Entre eles, manchas, amarelamento e ranhuras.

4. Proteja as mãos na hora de lavar louça

Ao lavar louças, use uma luva a fim de proteger suas unhas contra desidratação resultante de produtos químicos. Essa regra é válida também se você tem o hábito de mexer muito com água. O mais indicado é usar luva de algodão por baixo da luva de borracha ao entrar em contato com água ou produtos químicos. Isso contribui em evitar que a cutícula se degenere.

5. Mantenha as cutículas hidratadas

Entre os cuidados com as unhas, é importante focar também na hidratação com óleos ou ceras nutritivas. Saiba que os hidratantes restauram a camada de queratina e o manto que impede a água de evaporar da superfície da pele. Ou seja, diminuem o ressecamento, proporcionando uma hidratação mais intensa. Além disso, as ceras nutritivas mantêm as cutículas hidratadas e podem ser passadas por cima do esmalte.

6. Alimente-se de forma saudável

Manter uma alimentação nutritiva, rica em vitaminas, deixa as unhas mais fortes. Para isso, invista nos alimentos com vitaminas A, B e E. A gelatina, por exemplo, é extraída do colágeno e contém aminoácidos, que é importante para a formação de colágeno pelo organismo.

Então, gostou das dicas? Coloque esses cuidados com as unhas em prática para mantê-las sempre saudáveis! Aproveite e leia também sobre os problemas por trás das unhas quebradiças.

(CRM/SC | 14625 RQE 12663)

Fontes: Dermaclub, Minha VidaMarie Claire.

Deixe um comentário