Clínica em Florianópolis: 5 dicas essenciais de cuidados com a pele masculina

Clínica em Florianópolis: 5 dicas essenciais de cuidados com a pele masculina

A premissa de que somente mulheres tem que cuidar da pele é totalmente ultrapassada. Hoje, os homens sabem que também devem se cuidar, por questões de saúde e por estética. O ideal é incluir hábitos de cuidados com a pele masculina, para que esteja sempre limpa, hidratada e protegida.

A fisiologia do homem faz com que o processo de envelhecimento da pele seja mais lento do que nas mulheres. Mas, pele masculina também sofre com o envelhecimento e exposição solar, além da falta de limpeza adequada e o barbear.

Além disso, os níveis de oleosidade da epiderme masculina são maiores, o que acarreta numa tendência maior à acne e proliferação de bactérias. Por isso, os cuidados com a pele masculina são tão importantes quanto a feminina. Mas como manter a pele saudável?

Cuidados com a pele masculina

Os homens estão cada vez mais vaidosos e isso inclui também os cuidados com a pele masculina. Porém, isso vai além da vaidade, já que a falta de atenção a cútis, pode gerar problemas.

Entre eles, excesso de brilho no rosto, olheiras, bolsas, sensibilidade e pelo encravado, acnes, como mostramos acima. E para evitar esses e outros problemas de pele, veja essas dicas e coloque-as em prática!

Limpeza

A limpeza diária é o primeiro hábito a ser adquirido, pois as impurezas que o dia a dia pode trazer para nossa pele obstrui os poros, causando acne. O primeiro passo é utilizar um sabonete específico para o rosto, pois os sabonetes para o corpo podem causar ressecamento na pele. Com esse ressecamento, a pele produz glândulas sebáceas para se proteger, resultando no rosto mais oleoso. Além de utilizar um sabonete específico para o rosto, procure um adequado ao seu tipo de pele.

Hidratação 

Como a pele do homem é naturalmente mais oleosa, muitos têm a ideia equivocada de que ela já está hidratada. A oleosidade diz respeito ao tanto de ácido graxo presente na pele, enquanto a hidratação diz respeito à quantidade de água que ela recebe. Para os homens, o ideal é apostar em um hidratante com propriedade matificante para tratar a oleosidade e hidratar ao mesmo tempo.

Proteção Solar

A proteção solar é essencial para prevenir os efeitos do envelhecimento precoce. Nos homens, o ideal é procurar um produto específico para que não aumente mais ainda a oleosidade da pele. Existem produtos que unem hidratação e proteção solar, além de combater a oleosidade.

Cuidados com a barba

Seja com uma barba comprida ou o rosto limpo, o homem não está livre da necessidade de cuidar da barba. Se optar por barba grande, hidrate os fios além de manter sempre bem aparada. Os fios podem receber o mesmo cuidado que os seus cabelos, com condicionadores para amaciar.

Se a opção é o rosto limpo, a melhor hora para se barbear é após o banho, pois a pele está limpa com menos risco de contaminar qualquer corte eventual, além dos poros estarem mais abertos, facilitando a remoção do pelo, evitando que fiquem encravados. Uma solução pós barba sem álcool ajuda a fechar os poros e manter sempre a pele protegida.

Visite o dermatologista

Para saber melhor os cuidados com a pele masculina, visite seu dermatologista para identificar como é sua pele, diagnosticar eventuais problemas e conhecer tratamentos para cuidar ainda mais de sua pele. 

Entre os procedimentos mais indicados para os homens é o Black Peel, ele funciona com uma máscara de carvão ativado seguido de uma aplicação de laser. Tem como objetivo reduzir a oleosidade da pele, manchas de expressão, além de melhorar a qualidade da pele, quando indicado pelo médico.

Então, gostou do conteúdo siga nossas redes sociais!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

FONTES: Homem no Espelho, Beleza e Saúde, Dermaclub, Via Laser ; Mais Equilíbrio

Deixe um comentário