Envelhecimento precoce da pele: 4 grandes causas e tratamentos em Florianópolis

Envelhecimento precoce da pele: 4 grandes causas e tratamentos em Florianópolis

Sabemos que com o tempo nossa pele vai envelhecendo. É o ciclo natural da vida! Contudo, é preciso se cuidar, pois existem algumas condições que promovem o envelhecimento precoce da pele.

Esse processo de aceleração se dá por diversos motivos, aos quais você pode não estar atento em seu dia a dia. Mas é importante identificá-los, pois muitos deles podem ser facilmente evitados.

Por isso, confira a seguir 4 grandes causas do envelhecimento precoce. Fuja delas!

1. Insônia

A má qualidade do sono, assim como horas insuficientes de descanso, não faz nada bem ao organismo. Algumas pessoas sofrem de insônia, o que torna o quadro mais preocupante. Além de afetarem a disposição, o rendimento nas atividades e até o controle emocional, noites mal dormidas também ficam evidenciadas na pele. E não estamos falando apenas das olheiras!

A renovação natural das células mortas da nossa pele, chamada “renovação celular”, ocorre justamente durante o sono. Esse processo faz com que o corpo produza hormônios e antioxidantes que auxiliam ativamente na manutenção e melhoria da pele, fazendo com que as células se reorganizem, se hidratem, descansem e sejam renovadas!

Sendo assim, dormir adequadamente é fundamental para evitar o envelhecimento precoce da pele.

2. Não tirar a maquiagem

Por falar em dormir, é bom saber que outro fator que ocasiona o envelhecimento precoce da pele é se deitar sem tirar a maquiagem. Sabemos que, às vezes, bate aquela preguicinha de remover a make, principalmente depois de uma festa ou balada. Mas cuidado! É melhor passar 10 minutinhos limpando a pele do que correr o risco de se ver envelhecendo antes do tempo, ou de modo mais severo

O problema ocorre porque os produtos utilizados no rosto obstruem os poros, tapando-os e impedindo que eles absorvam os nutrientes necessários. Da mesma forma que as células se renovam durante o sono, é nesse momento também que elas fazem essa absorção. Por isso, quando dormimos com maquiagem, estamos impedindo a “entrada” de substâncias importantes que nutrem a pele. O ressecamento e a proliferação de acnes são apenas algumas das consequências.

Portanto, nada de preguiça! Não abra mão da limpeza do rosto antes de se deitar. Sua pele e seu futuro te agradecerão!

3. Alimentação inadequada também causa envelhecimento precoce da pele

Acabamos de falar sobre os nutrientes que a pele precisa absorver. Muito bem. A alimentação é outra forma importantíssima de nutrição.

Assim, o envelhecimento precoce pode ser originado de uma alimentação desequilibrada. Alimentos que possuem muita gordura, por exemplo, podem fazer com que a pele fique oleosa ou ressecada demais, já que não possuem as vitaminas e os nutrientes necessários para manter o seu bom funcionamento.

O consumo exagerado de alimentos sem proteínas também é prejudicial, uma vez que elas são essenciais para a produção do colágeno, o qual garante a firmeza e a elasticidade da pele.

Então, procure ter uma dieta balanceada e rica em proteínas, vitaminas e outras substâncias importantes para manter o seu corpo saudável e a sua pele sempre radiante.

4. Uso errado de cosméticos

Outro fator que influencia o envelhecimento precoce da pele é a utilização de produtos de má qualidade e não específicos. Para cuidados assertivos, é indispensável recorrer a bons cosméticos, nutricosméticos e tratamentos estéticos, assim como investir em soluções próprias para as suas necessidades.

É fato que cada pessoa possui um tipo de pele diferente, por isso, existem produtos específicos para cada um deles. Qual é o seu?

Sempre verifique as informações antes de comprar um creme, sabonete, óleo ou seja o que for. Desse modo, você evitará ter problemas como irritação, lesão e alergia. Já pensou? Sem falar no aspecto pouco atrativo que seria causado…

É imprescindível consultar um dermatologista para conhecer bem o seu tipo de pele. Só assim você poderá acertar em suas próximas aquisições e investir em tratamentos adequados para o seu rosto e corpo.

Quer saber mais sobre o que tem a ver com a sua pele? Nos acompanhe no Facebook e Instagram. Tem um montão de novidades esperando por você!

 

Fontes: Consulta ClickBeleza ExtraordináriaExameMelhor com Saúde.

Deixe um comentário