Esporte e saúde em Florianópolis: Confira 5 benefícios

Esporte e saúde em Florianópolis: Confira 5 benefícios

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Governo Federal, intitulada “Diagnóstico Nacional do Esporte”, 45,9% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física regularmente, mesmo acreditando na importância do esporte para a melhoria qualidade de vida e na relação entre esporte e saúde.

Falta de tempo, de motivação e a preguiça foram os principais fatores indicados como os que mais atrapalham na hora de começar qualquer atividade. Inclusive, as mulheres foram as que mais se queixaram de falta de tempo.

Não é fácil conciliar tudo mesmo, mas com os benefícios e as dicas a seguir, é bem possível que você comece agora mesmo. Veja só!

5 Benefícios para sua Saúde

Muitas estudos científicos ao redor do mundo, comprovam o quanto o esporte e saúde são aliados na melhora da qualidade de vida. Embora os benefícios mais citados envolvam o controle e a perda de peso, o esporte é muito mais que isso:

  • Ajuda no fortalecimento da estrutura muscular, tendões e ligamentos;
  • Melhora a frequência cardíaca e a circulação, diminuindo o risco de doenças do coração, pressão alta e colesterol;
  • Reduz e controla a obesidade, diabetes e osteoporose;
  • Combate a insônia;
  • Aumenta a produção e liberação de endorfina, hormônio associado ao bem-estar. É animador, não é mesmo?

Aspectos sociais e psicológicos 

Alessandra Cidale, empresária de Marketing e nadadora medalhista, contou ao Portal Educação que considera diversos os benefícios trazidos pela relação esporte e saúde, tanto nos aspectos sociais quanto psicológicos, como a evolução do raciocínio moral, os processos cognitivos de repetição e organização, a sociabilização e até mesmo a melhora na autoestima.

É muito comum hoje em dia, com a ajuda das redes sociais, que após certa frequência em alguma atividade, grupos comecem a se formar para que as atividades e treinos sejam realizados em conjunto. Esse convívio social ajuda a controlar o estresse e a ansiedade causados pela rotina.

Preparando-se para iniciar uma atividade esportiva

Saiba que da mesma forma que é importante iniciar uma atividade física, para que esporte e saúde caminhem juntos na sua rotina, é importante considerar se envolver com algo que lhe dê prazer.

Experimente uma caminhada, uma corrida, andar de bicicleta, frequentar uma academia – que hoje em dia concentram diversos tipos de exercícios, e avalie o que você gostou mais.

Hidrate-se e proteja-se do sol

Outra dica importante para você que está prestes a sair do sedentarismo é manter sempre uma garrafa de água por perto, hidratar-se é fundamental. Também é muito importante comer mais frutas e menos alimentos gordurosos e, sempre que for para um lugar aberto à luz do sol, nunca se esqueçam do protetor solar, hein?

Não se esforce demais, comece com um ritmo lento e vá aumentando gradativamente, assim você não corre o risco de desistir por ter ficado cansado (a) ou dolorido (a) demais logo no início das atividades. Caso perceba que as atividades estão pesadas, consulte um médico para uma avaliação física.

Agora que você sabe o quanto esporte e saúde andam juntos, é hora de ir para a ação!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de mais informações importantes de saúde! Facebook e Instagram 

Deixe um comentário