9 verdades e mitos sobre queda de cabelo e tratamentos em Florianópolis

9 verdades e mitos sobre queda de cabelo e tratamentos em Florianópolis

Queda capilar é um assunto que gera muitos mitos e eles passam de geração em geração. Mas o que será verdade sobre o assunto? Como saber se o que falam é verdade ou não passam de mitos sobre queda de cabelo?

Cortar as pontas do cabelo ajuda evitar a calvície? Usar chapéu, frequentemente, faz cair o cabelo? Manter uma alimentação saudável ajuda o couro cabeludo a ficar mais forte?

Como você pode ver, muitos são os questionamentos e neste artigo vamos ajudar a desmistificar esse tema. Confira!

O que são verdades e mitos sobre queda de cabelo?

Nem tudo o que se ouve são mitos sobre queda de cabelo. Em meio a tantas informações, algumas são verdadeiras. Para você não ficar mais na dúvida, esclarecemos aqui os principais mitos e verdades sobre a queda dos fios. Veja!

1. Lavar os cabelos diariamente causa queda?

Mito. Ao contrário, manter boa higiene no couro cabeludo ajuda a reduzir a queda. A sujeira dos cabelos obstrui os poros, impedindo assim, o crescimento dos fios. Além disso, as substâncias químicas dos xampus não danificam o couro cabeludo, mesmo se lavado com frequência. Conforme seu tipo de cabelo, o ideal é que seja lavado diariamente ou dia sim, dia não.

2. Estresse e saúde emocional interferem na queda?

Verdade. Cientificamente provado, os fatores emocionais são agravantes na queda capilar para pacientes predispostos. Com o estresse o sistema circulatório periférico é afetado, prejudicando a fixação dos fios. Além disso, aumenta a taxa de cortisol no sangue, contribuindo com a queda.

3. Os cabelos caem mais no outono?

Verdade. Nossa pele possui sensores de luminosidade e estes recebem mais estímulos no verão. Com isso, os fios crescem mais e caem menos na estação mais quente do ano. Ao chegar o outono, os que não caíram vão começar a cair e isso causa a sensação de queda intensa. Ou seja, por receber menos luminosidade do sol, diminui o estimulo de divisão celular, enfraquecendo a raiz.

4. Cabelo oleoso sofre mais com queda?

Verdade. A oleosidade impossibilita o desenvolvimento normal dos fios, provocando assim, sua debilitação. Além disso, ela causa caspa no couro cabeludo, influenciando a queda.

5. Alimentação influencia na queda?

Verdade. Embora muitos acreditem que seja mais um dos mitos sobre queda de cabelo, a falta de vitaminas e minerais comprometem a saúde dos fios. A composição capilar possui de 60 a 90% de aminoácidos, então, uma dieta pobre influenciará na queda capilar.

6. Secador e prancha causam queda?

Mito. Se você utilizar o secador e a prancha moderadamente, não sofrerá queda capilar. Além disso, é preciso usar o secador corretamente, ou seja, à baixa temperatura e manter boa distância do couro cabeludo.

7. Usar boné ou chapéu pode influenciar na queda?

Mito. Porém, é importante evitar o uso contínuo para não causar doenças, como dermatite seborreica, que influencia na queda. Além disso, deve-se evitar bonés e chapéus apertados para não bloquear a circulação sanguínea que estimula o crescimento dos fios.

8. Tintura e descoloração aumentam queda?

Mito. A tintura e descoloração danificam apenas o cabelo e não interferem na saúde do couro cabeludo. Portanto, pintar ou descolorir os fios não vai causar queda capilar.

9. Cortar as pontas ajuda no crescimento e fortalece o cabelo?

Mito. O bulbo capilar, responsável pelo crescimento dos fios, não é afetado com o corte do cabelo.

Então, conseguimos sanar as suas dúvidas sobre o que são verdades e mitos sobre queda de cabelo?

Aproveite para ler também quais são as causas da queda do cabelo feminino!

Fontes: Beleza e Saúde, BBC e Svenson.

Deixe um comentário