Clínica em Florianópolis: Entenda como preparar a pele para uso de maquiagem

Clínica em Florianópolis: Entenda como preparar a pele para uso de maquiagem

A preparação da pele para a maquiagem é mais importante do que as pessoas imaginam. É através desse procedimento que garantimos que a maquiagem dure por mais tempo, além de preservar a saúde da pele.

Também é importante preparar a pele antes da maquiagem, o que não significa apenas passar a base corretamente. Existem vários passos que antecedem a base para se obter uma maquiagem perfeita e duradoura. 

Além de prolongarem a duração, auxiliam no controle de oleosidade e brilho da pele. Quer saber mais? Continue a leitura!

Passos essenciais para a preparação da pele para a maquiagem

Os passos essenciais para a preparação da pele começam na higienização. Então, é fundamental escolher um sabonete específico para seu tipo de pele, evitando assim oleosidade ou ressecamento excessivos.

Inegavelmente, a água micelar também é uma boa aliada na hora da higienização. Ela reduz a oleosidade da pele, além de remover resíduos acumulados. Em seguida, é indicado aplicar um tônico facial.

O tônico equilibra o pH da pele, deixando-a preparada para receber a maquiagem, tanto no rosto como no pescoço. O próximo passo é a hidratação. Manter a pele bem hidratada ajuda a manter a maquiagem por mais tempo e protege de possíveis danos causados pelos componentes químicos da make.

Então, escolha um hidratante sem óleo, de preferência, para não deixar a pele com brilho indesejado. Os lábios também devem receber hidratação, ajudando a manter o batom por mais tempo. Existem produtos específicos para manter os lábios hidratados e saudáveis.

A proteção solar também é essencial na preparação da pele para a maquiagem. Existem filtros protetores tonalizantes, que oferecem ótima cobertura e proteção. Para finalizar, aposte em um primer voltado a maquiagem. Ele suaviza os poros e protege sua pele antes de receber os produtos da make.

Cuidados no dia a dia para manter a pele saudável

Uma pele quando é saudável contribui muito para uma maquiagem perfeita. Porém, os cuidados devem ser diários, especialmente se você faz uso de produtos mais agressivos, como ácido retinoico, por exemplo. Confira abaixo uma lista de cuidados!

Removendo a maquiagem

Assim como antes da maquiagem, a pele necessita de higienização ao removê-la. Não remover corretamente a maquiagem pode causar massa sebácea na pele. Essa massa pode desencadear a acne, assim como  causar envelhecimento precoce da pele. Então, escolha produtos específicos para seu tipo de pele, como demaquilantes, água micelar, lenços umedecidos, géis de limpeza, sabonetes, etc. Finalize com o tônico facial seguido do hidratante, mantendo assim a pele bonita e saudável.

Escolha e frequência da maquiagem

A quantidade e qualidade da maquiagem que se aplica no rosto pode ser um fator importante na saúde da pele. Dessa forma, caso precise usar maquiagem com frequência, a preparação da pele e higienização ao removê-la são ainda mais importantes. Além disso, a qualidade dos produtos também influencia tanto na saúde da pele quanto no resultado e duração da make. Portanto, prefira marcas conhecidas, pesquise sobre os produtos, escolhendo os específicos para seu tipo de pele.

Hidratação e proteção

A aplicação do hidratante e do protetor solar não é exclusiva apenas durante a preparação da pele para a maquiagem. Isto é, deve ser um hábito diário, para manter a pele saudável. Os raios solares podem provocar envelhecimento precoce da pele, além de manchas e, inclusive, o câncer.

Gostou das nossas dicas para preparar a sua pele para receber maquiagem? Se você tiver dúvidas ou qualquer problema na sua pele, não hesite em passar por uma consulta dermatológica. Não deixe o problema se prolongar e causar ainda mais danos a sua pele!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

Fontes: Loja ADCOS, Tudo Sobre Make, Alto Astral e Vila Mulher.

Deixe um comentário