Clínica em Florianópolis: Rugas na testa como prevenir?

Clínica em Florianópolis: Rugas na testa como prevenir?

Alguns cuidados devem ser tomados, como forma de prevenção de rugas na região da testa. Com o passar dos anos as linhas de expressão ficam cada vez mais fortes e necessitam de maiores cuidados.

Saber como lidar com essa situação é primordial e evita problemas e incômodos mais graves no futuro Confira algumas dicas para prevenir rugas

Evite dormir de bruços

Deitar de bruços é um hábito que você deve abandonar para se prevenir contra as indesejáveis rugas na testa. E essa posição na hora de dormir está ligada ao problema devido aos repetitivos movimentos da pele no travesseiro. Estes causam dobras que se tornam rugas, ao longo do tempo.

Faça ginástica facial

Ao exercitar os músculos do rosto, o resultado obtido é mais tonicidade à pele. Portanto, faça exercícios faciais para auxiliar na prevenção contra rugas, pois eles complementam os tratamentos para pele. Mas atenção! Saiba quais os exercícios se deve realizar, já que um erro pode comprometer determinada área da face.

Entre as opções diárias que contribuem com a prevenção de forma harmoniosa, você pode adotar exercícios mais simples. Por exemplo, espremer os olhos e segurar a posição, contando até 10. Contando até 7, você vai voltando, bem devagar, a posição natural. É preciso realizar uma sequência de 5 repetições.

Proteja-se do sol

Este cuidado está no topo entre as dicas de como evitar rugas na testa, já que o sol é o pior inimigo da pele. Embora nos proporcione a vitamina D e um belo bronzeado, as lesões causadas pelo seu excesso podem ser irreversíveis.

Portanto, ao expor seu rosto ao sol de forma prolongada, você estará favorecendo a formação de radicais livres. Estes, por sua vez, agridem as células cutâneas, causando sua morte prematura.

Não fume

São muitos os males que fumar traz à saúde, especialmente das mulheres. Isso por conta de o tabaco diminuir o diâmetro dos vasos que alimentam as células cutâneas com micronutrientes. Como resultado, elas ficam frágeis, sem brilho e tônus.

Não abuse do álcool

O álcool traz consequências nocivas a cútis, tirando o seu brilho e acelerando o envelhecimento precoce, favorecendo o aparecimento de rosáceas na pele. Isso ocorre por conta das moléculas do álcool romper os vasos sanguíneos, resultando numa rede de capilares rompidos/dilatados. Se não deu para evitar, beba bastante água para hidratar as células do corpo!

Comece os cuidados com a pele ainda jovem

O mais indicado por especialista é iniciar os cuidados com a pele do rosto ainda na adolescência. Embora mais restritos, essa rotina contribui em evitar o envelhecimento precoce, inclusive, em prevenir rugas na testa.

Entre as possibilidades de prevenção, está o uso de filtro protetor solar para proteger contra os raios UV. Aos 15 anos, as adolescentes podem iniciar o tratamento com emulsão hidratante leve. Ao atingir a faixa etária dos 20 aos 25 anos, os cuidados abrangem a área dos olhos. Consulte seu dermatologista desde cedo!

Mas o que fazer quando aparecer rugas na testa?

Para suavizar as rugas na testa, você deve manter o uso diário de protetor solar e uma alimentação balanceada. Os tratamentos ideais devem ser recomendados pelo seu dermatologista e podem incluir:

Peeling químico

O peeling químico acelera o processo de renovação celular, retirando as células mortas e estimulando a produção de novas. Além disso, deixa a pele mais viçosa, já que as rugas finas ficam visivelmente atenuadas.

Toxina botulínica

Têm a função de atenuar as marcas de expressão por causar efeito relaxante, já que paralisa a musculatura na área de aplicação. Porém, seu efeito é temporário, durando cerca de seis meses.

Cremes antirrugas

O especialista poderá indicar um dos três tipos de cremes contra as rugas na testa: cosmecêuticos, cosméticos e medicamentos. Os cosméticos, por exemplo, hidratam a pele, enquanto os cosmecêuticos penetram mais, sem causar efeitos adversos, como ocorre com os medicamentos.

Laser fracionado

O laser fracionado ativa o colágeno e estimula a elastina ao realizar microperfurações na pele, suavizando assim, as rugas. São realizadas algumas sessões, que variam conforme a profundidade das rugas.

Agora que você já sabe como evitar rugas na testa, não deixe de seguir esses cuidados. E se as temidas rugas insistirem em aparecer, você já sabe: conte com seu dermatologista!

(CRM/SC | 14625 RQE 12663)

Fontes: Minha Vida; A Revista da Mulher; Beleza Extraordinária; Dicas de Mulher.

Deixe um comentário