Tratamento com toxina botulínica em clínica em Florianópolis

Tratamento com toxina botulínica em clínica em Florianópolis

Com o passar dos anos, as rugas e marcas de expressão costumam surgir, podendo causar uma desarmonia na estética, modificando inclusive as expressões faciais. Porém, existe o tratamento com toxina botulínica que possibilita melhor aparência a pele.

Para tratar as rugas, este é o procedimento estético mais procurado em muitos países. A toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Por mais que seja a mesma que causa a doença botulismo, a toxina botulínica é industrializada e purificada para ser usada no procedimento, não oferecendo risco algum.

Esse tratamento só pode ser realizado se os órgãos de vigilância sanitária do país permitirem, sendo o primeiro caso registrado e aprovado pela Anvisa no ano de 1992.

Indicações

Principalmente indicado para suavizar as linhas de expressão e rugas faciais como as linhas presentes na testa, os pés de galinha e marquinhas de expressão situadas ao redor dos olhos. A técnica pode ser aplicada também para auxiliar o tratamento para a hiperidrose nas axilas, plantas dos pés e palmas das mãos, assim como para melhorar a estética do sorriso gengival.

É indicado para maiores de 25 anos, embora não seja uma regra, utilizando-se sempre do bom senso do dermatologista. Não pode ser realizado em gestantes ou lactantes ou em pessoas que tenham alergia a algum componente da fórmula.

É mais utilizado para tratar as rugas do terço superior da face, mas pode ser aplicado em outras áreas. Entre elas o queixo, área das sobrancelhas, pescoço e colo.

Como funciona a aplicação com Botox®?

A toxina botulínica tende a bloquear os sinais que os músculos enviam ao cérebro para realizar os movimentos, ação que observamos acontecer muito claramente no botulismo. Então, os cientistas usam o mesmo princípio na aplicação da toxina para fins estéticos. Este consiste basicamente em paralisar parcialmente ou totalmente a musculatura da área aplicada.

Com a aplicação, o músculo relaxa, não se movimenta mais e assim as linhas de expressão suavizam, sendo visto o resultado quase de forma instantânea. Porém, esse bloqueio é temporário. O natural é que as informações do cérebro cheguem de outras formas aos músculos, para realizar as contrações.

A toxina é diluída em soro fisiológico e é aplicada a cerca de 1,5 cm da região que necessita do tratamento, sendo realizado em consultório, com aplicação rápida e sem anestesia, por ser praticamente indolor. O especialista determina a dosagem da aplicação de acordo com a área e o resultado desejado.

O resultado chega a ser visível a partir do segundo dia da aplicação, podendo durar até 6 meses. Para ser reaplicado, é necessário esperar 3 meses, para que o corpo não se “acostume” e continue a fazer efeito após cada reaplicação.

Por ser um que viabiliza resultados satisfatórios, com raros efeitos colaterais, como por exemplo leve dor de cabeça logo após a aplicação e algumas pequenas manchas roxas no local de algumas picadas da agulha por pouco tempo. Após a aplicação, o paciente pode voltar às suas atividades normais.

Se interessou por esse procedimento? Agende uma consulta para avaliação e sanar todas as suas dúvidas.

CRM/SC | 14625 RQE 12663

 

Referências: Ativo Saúde e Dicas de Mulher.

Deixe um comentário