• blog
  • by Redação
  • 29 de dezembro de 2021
  • 2
  • 0

O Melasma se caracteriza pela aparecimento de manchas escuras na pele, mais comum no rosto e outras áreas que ficam mais expostas ao sol, como braços, colo e pescoço. Em geral o Melasma é mais frequente nas mulheres, mas pode ser visto em homens.

Embora não exista uma causa definida para o aparecimento do Melasma, essa condição pode estar relacionada ao uso do anticoncepcional feminino, à gravidez e principalmente à exposição solar sem proteção.

Segundo a Dr. Josy Sasaki que é dermatologista, o Melasma costuma piorar no verão, devido a intensa radiação solar, pois o sol promove o estímulo de algumas substâncias no organismo, como o hormônio MSH. Mesmo que o rosto esteja protegido, o sol em outras partes do corpo causa alguma piora do Melasma.

Sintomas

O principal sintoma do Melasma é o aparecimento de manchas escuras ou em tom acastanhadas com formato irregular e bem definidos, geralmente simétricas, normalmente aparecem nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior. Já o Melasma extra facial é caracterizado pelo aparecimento das manchas escuras na região do braço, colo e pescoço.

Tratamento

O tratamento do Melasma prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento retorne. Algumas dessas medidas são:

  • Proteção contra raios solares, uso de filtro protetor solar (FPS);
  • Cremes à base de ácidos que ajudam na remoção das manchas;
  • Sessões de peelings que ajudam a clarear a pele de forma gradual;
  • Laser e luz intensa pulsada podem ajudar no conjunto de medidas para o clareamento do Melasma.

Prevenção

A Dr. Josy Sasaki, dermatologista destaca como principais cuidados o uso do protetor solar, independente de se estar ou não exposto diretamente ao sol. Segundo ela – “No escritório sugiro um FPS 30 dependendo da pele e em uma exposição mais prolongada ao sol, um FPS maior, de 70 ou mais.”

Para curtir os dia de verão, sem se preocupar com o Melasma, é importante além da proteção solar o uso de roupas com proteção UV, bonés, chapéus, viseiras, óculos de sol.

O Melasma é uma doença crônica, então o tratamento  das manchas e a prevenção do aparecimento de novas manchas deve ser contínuo.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dermatologista Florianópolis