4 cuidados com o sol no dia a dia

4 cuidados com o sol no dia a dia

Mesmo que você não consiga perceber, o sol age sobre a pele e sobre a sua saúde. Porém, existem formas de se precaver no dia a dia, evitando assim, consequências negativas. Quer saber quais são? Veja aqui 4 cuidados com o sol no dia a dia.

Cuidados com o sol relevantes no dia a dia

O verão é uma estação propícia para atividades ao ar livre, porém, devem ser observados alguns cuidados e com a saúde e pele. Mesmo que o sol deixe o dia mais bonito, é fundamental se proteger dos malefícios que ele pode causar.

E lembre-se: você deve ter cuidados com o sol em todas as estações do ano, incluindo nos dias nublados. Veja aqui como se proteger:

1. Use filtro solar

O filtro solar não deve ser usado apenas em momentos de exposição ao sol, mas diariamente, mesmo em dias nublados. Saiba que mesmo nos dias nublados cerca de 80% da radiação UV chegam até nossa pele.

E são muitos os problemas que a exposição solar pode causar à pele, por isso, evite se expor ao sol das 10 às 16 horas e use sempre o protetor solar. No dia a dia você pode usar um filtro solar de 15 ou 20, mas para piscina, praia e outras atividades de lazer, prefira proteção de 30 ou mais.

Dê atenção também aos seus lábios, usando protetor labial e lembre-se de usar um filtro solar especial para peles sensíveis, como das crianças. Ah, lembre-se de reaplicar o protetor solar a cada duas horas.

2. Alimente-se bem

As altas temperaturas fazem com que a temperatura corporal interna fique elevada e, com isso, o organismo acaba tendo dificuldades para processar alguns alimentos. Por isso, evite frituras e alimentos com alto teor de carboidratos.

Você pode ajudar o seu corpo seguindo alguns cuidados com o sol, focando na alimentação. Para isso, invista em frutas e legumes de cor vermelha ou alaranjada, pois ajudam na prevenção contra danos causados pelo sol à pele.

3. Use roupas adequadas à estação

Nos dias quentes, você deve dar atenção também às roupas, já que a pele precisa respirar. Por isso, prefira roupas leves e evite tecidos grossos para não elevar a temperatura interna do seu corpo, o que causará incômodo e mal-estar.

Saiba que as roupas de algodão retêm em torno de 90% da radiação ultravioleta e os tecidos sintéticos retém somente 30%, impedindo a pele de respirar. Portanto, atente-se também ao tecido.

4. Hidrate-se

A hidratação é fundamental para a boa saúde e no verão, devemos nos atentar ainda mais. Durante o ano inteiro é recomendado a ingestão de 2 litros de água diariamente, porém, o calor requer uma ingestão maior, já que nosso corpo perde mais líquido.

Não é regra tomar apenas água para se hidratar, mas você pode investir também em frutas, sucos naturais e água de coco.

Banhe-se de sol e aproveite seus benefícios

O sol é muito importante para a nossa saúde, já que ele atua na metabolização da vitamina D, fundamental para manter os ossos fortes e para manter o bom humor. Mas atente-se aos cuidados com o sol citados acima para tirar melhor proveito dele.

Gostou das nossas dicas para cuidar da saúde e pele no verão? Deixe seu comentário!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

Fontes: GuiaSaudável, G1 e SNS.

Deixe um comentário