Clínica em Florianópolis: 4 cuidados para sua pele no verão

Clínica em Florianópolis: 4 cuidados para sua pele no verão

No verão, os cuidados com a pele precisam de maior atenção. Neste período, o sol em excesso pode trazer ameaças à saúde e beleza da pele como, por exemplo, manchas, ressecamento, queimaduras e, principalmente, envelhecimento precoce da pele.

Por que devemos aumentar os cuidados com a pele no verão?

O verão é a época do ano em que aproveitamos mais as atividades ao ar livre e, consequentemente, temos maior contato com Sol. Essa maior exposição aos raios ultravioletas aumenta a propensão de adquirirmos machas na pele, inclusive antecipando o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento. Em casos mais graves, a exposição excessiva ao sol pode desencadear câncer de pele.

Para que você possa curtir o verão de maneira saudável e sem maltratar a sua pele, separamos 4 medidas essenciais. Vem ver!

1. Não abra mão do filtro solar

Essa é a dica mais preciosa, mesmo sendo de praxe! O uso diário do filtro solar protege a pele contra os raios ultravioletas. Além do envelhecimento cronológico, a pele também sofre agressões externas que podem acelerar esse processo. Os raios solares, por exemplo, danificam as fibras de colágeno da pele, causando uma aparência de pele manchada e danificada.

Ter o hábito de aplicar o filtro solar todos os dias é fundamental, sobretudo para aquelas pessoas que se expõe demasiadamente ao Sol. No verão, geralmente época de férias, aumenta a frequência de banhos de mar e piscina e, consequentemente, a exposição ao sol. É importante lembrar de reaplicar o protetor a cada duas horas, ou após se refrescar na água.

É fundamental consultar seu dermatologista, que indicará o melhor filtro solar para seu tipo de pele.

2. Hidrate-se mais!

Para manter a pele com aspecto saudável, é indispensável cuidar da hidratação. Os dermocosméticos agem nas camadas mais externas da pele, enquanto os líquidos que ingerimos, agem nas camadas mais internas, melhorando seu aspecto geral. Sabe-se que a sustentação da pele é feita a partir das fibras de colágeno, que necessitam essencialmente de água para cumprirem satisfatoriamente sua função.

No verão, pela ação do calor, é a estação em que mais perdemos líquidos. Para não desidratar nosso organismo, deve-se consumir de 2 a 3 litros de água por dia. Pode-se também fazer uso de sucos naturais e chás gelados.

Os benefícios da água para o organismo são inúmeros. Além de garantir uma boa aparência, órgãos e células cumprem suas funções de maneira mais equilibrada. Sendo a pele o maior órgão do corpo humano, abuse da água, principalmente se for ter uma maior contato com o sol.

3. Evite os horários das 10h às 16h

Entre às 10 horas e 16 horas, o sol está incidindo diretamente no hemisfério sul, aumentando a emissão dos raios ultravioletas. Como já se sabe, são exatamente esses raios que causam envelhecimento precoce e demais danos, podendo inclusive, causar câncer de pele.

Dentro desse horário, se a exposição for prolongada, além do filtro solar, é recomendado evitar a incidência direta do Sol. Prefira abrigar-se à sombra, use guarda-sol. Não se exponha ao risco de câncer de pele e envelhecimento precoce.

Além dos danos comentados, a prolongada exposição ao sol dentro do horário de maior risco, pode causar problemas mais graves como insolação, queimaduras na pele e desidratação severa.

4. Mantenha sua pele limpa

Se você deseja ter a pele com aspecto sempre jovem e saudável, não negligencie os cuidados básicos com a higiene. Sempre que terminar de curtir um dia de verão, aproveitando o mar e a piscina, faça a correta higienização de sua pele. A esfoliação, uma vez por semana, é uma grande aliada na remoção das células mortas, conferindo à sua pele um aspecto mais suave.

Resíduos de filtro solar, cloro ou sal, podem causar prejuízos para sua pele, tanto quanto uma exposição prolongada ao sol. Esses resíduos depositados sobre a pele, podem causar acne, manchas e até mesmo micoses. Consulte sua dermatologista para saber os produtos de higiene e limpeza mais indicados para seu tipo de pele.

O que achou das dicas? Espero que tenha gostado e que te ajude a cuidar melhor da sua pele no verão! 😉

Fontes: Minha VidaDermatologia.netTaticesBeleza e Saúde .

Deixe um comentário