Dermatologista de Florianópolis reforça alimentação do inverno para saúde da pele

Dermatologista de Florianópolis reforça alimentação do inverno para saúde da pele

O clima frio e o ar seco deixam a pele suscetível a complicações. Porém, existem alimentos que podem melhorar esses efeitos. Mas qual é a relação entre a alimentação do inverno e a saúde da pele?

O ar gelado tira a oleosidade, responsável em reter a umidade da pele, e isso favorece a secura, coceira, alergias, entre outros. Ao manter uma alimentação balanceada no inverno, é possível manter a pele mais bonita e saudável.

Isso porque os nutrientes e vitaminas dos alimentos se refletem na pele, deixando-a mais hidratada e saudável. Veja aqui quais os melhores hábitos alimentares durante essa estação.

Quais os melhores hábitos para uma correta alimentação do inverno?

Focando na alimentação do inverno adequada, você conseguirá manter a pele sempre saudável e bonita. Para isso, é necessário considerar a ingestão de frutas, hortaliças e legumes. Estas são fontes de vitaminas e minerais que minimizam os radicais livres.

Além disso, é importante o consumo de cereais integrais, pois estes possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino. E quando o intestino funciona bem, a pele fica mais radiante. Carnes e laticínios magros não devem ficar de fora do cardápio, pois ajudam na construção de tecidos.

Um bom ritual alimentar ajuda também a evitar acnes. Para isso, deve fazer parte da alimentação do inverno vegetais crus, legumes, frutas e leite. Estes e outros alimentos são essenciais tanto para a estética facial como corporal. Conheça mais!

Lista de alimentos que melhoram a qualidade e hidratação da pele no inverno

A soja está na lista da alimentação do inverno e ajuda muito a manter a pele bonita e saudável. Isso porque ela é rica em isoflavonas, que atuam contra o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Outros alimentos incluem:

  • Castanhas, amêndoas e nozes: possuem vitamina E, antioxidantes e selênio, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce.
  • Manga: atua na renovação celular por fornecer vitamina A, além de evitar o ressecamento.
  • Acerola: estimula a produção de colágeno e atua na prevenção contra rugas.
  • Gérmen de trigo: possui vitamina B, esta é responsável em fornecer biotina, que é essencial para a saúde da pele.
  • Linhaça: mantém a pele saudável por ser fonte de ômega 3.
  • Batata assada: juntamente com a vitamina C e o zinco, a batata produz elastina, já que é rica em cobre.
  • Abacate: rico em vitamina B3.
  • Queijo cottage: contém selênio, que combate os radicais livres, prevenindo assim, o envelhecimento.
  • Beber em torno de 2 litros de água por dia, manterá a sua pele hidratada.
  • Verduras verde-escuras: são ricas em antioxidantes, são alimentos que combatem os radicais livres e atuam na produção de colágeno.

Fuja de alimentos gordurosos e açucarados que prejudicam a saúde da sua pele. Embora o inverno seja conhecido por ser a estação que aumenta nosso apetite, é importante se atentar ao que se come.

Ao manter a alimentação do inverno equilibrada, você contribui com a beleza da sua pele, de dentro para fora.

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E você, tem alguma técnica para não exagerar no inverno e deixar a pele maravilhosa? Conte pra mim! Deixe o seu comentário.

Fontes: Vila Mulher, Mulher Digital, Mais Equilíbrio e Diário.

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