Tratamento contra flacidez em Florianópolis: Confira 7 dicas

Tratamento contra flacidez em Florianópolis: Confira 7 dicas

A flacidez é um problema que pode ser evitado, mas antes é fundamental conhecer suas causas. E para quem já sofre com o aspecto flácido da pele, existem diferentes tipos de tratamentos para combater flacidez.

Muito comum entre homens e mulheres, ela ocorre devido a perda de elasticidade e tonicidade da pele e músculos, enquanto envelhecemos. Mas o envelhecimento não é a única causa, já que existem outros diferentes fatores que desencadeiam o problema.

Variações rápidas de peso, sedentarismo, tabagismo, exposição incorreta ao sol são alguns deles. Já nas mulheres, a flacidez pode ser resultante do pós-parto, hormônios, menopausa, entre outros. Veja aqui como combatê-la!

Como combater flacidez de forma prática?

Para combater flacidez, você deve adotar alguns hábitos saudáveis, que também vão contribuir com sua prevenção. Anote alguns deles e coloque-os em prática!

1. Pratique musculação

O treino regular ajuda a fortalecer e tonificar a musculatura, o que evita que as fibras musculares e da pele enfraqueçam. O ideal é que se invista em exercícios específicos para as áreas com maior risco de flacidez. Entre elas, a parte interna da coxa e braços e o abdômen. Atenção! Conte com a ajuda de um profissional especializado para praticar os exercícios com segurança.

2. Hidrate o corpo

A elasticidade da pele tem relação com níveis ideais de hidratação, renovando assim, as fibras de colágeno. A água ajuda a circulação, mantendo a pele firme e tonificada, bem como impedindo o inchaço resultante da retenção de líquidos. Portanto, mantenha-se hidratado, especialmente ao praticar atividades físicas.

3. Evite o excesso de sol

Ao envelhecer perdemos gradativamente o colágeno. A exposição prolongada ao sol acelera esse processo. Os raios ultravioleta prejudicam a derme, que é o local em que está o colágeno. O excesso de sol destrói a estrutura dessa proteína, que é responsável pela firmeza da pele, prejudicando sua sustentação.

4. Consuma proteínas e colágeno

Enquanto as proteínas provenientes da alimentação atuam na manutenção dos músculos, dando sustentação à pele, o colágeno contribui em manter sua firmeza. O colágeno está presente na gelatina, frutas cítricas, castanhas, nozes, amêndoas e ovos. Já a proteína você encontra em grãos, leite, carnes magras, leite e derivados. Você também pode investir no consumo de frutas vermelhas e chá verde, ambos ricos em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

5. Pratique exercícios aeróbicos

Praticar exercícios aeróbicos moderados ajuda muito a combater flacidez, além da prática da musculação. Entre eles, você pode fazer caminhadas, natação ou andar de bicicleta. Esses exercícios melhoram a circulação e fortalecem o sistema cardiorrespiratório, contribuindo com o envio de nutrientes essenciais à saúde da pele.

6. Pare de fumar

O cigarro contém substâncias que provocam o envelhecimento dos tecidos, além de prejudicar a circulação de sangue no corpo. Ou seja, cada tragada dificulta o envio de nutrientes para a pele, fazendo com que o suprimento de oxigênio para esse tecido seja descontinuado. Além disso, fumantes passivos, que vivem em locais com fumaça de cigarro, também são prejudicados. Isso porque algumas substâncias químicas do cigarro alteram a estrutura do colágeno e elastina, até mesmo por meio da fumaça.

7. Invista em tratamentos estéticos

Procedimentos dermatológicos são essenciais para combater flacidez. Entre os tratamentos mais eficazes, os dermatologistas podem sugerir laser de CO2 não ablativo e laser com radiofrequência. O uso de aparelhos de crioterapia ou carboxiterapia são estratégias que podem ser adotadas também. Além desses, os profissionais podem indicar cremes com ácido hialurônico e ativos indutores de colágeno que ajudam a minimizar o problema.

Se você gostou das dicas para combater flacidez e deseja ficar por dentro de muitos outros cuidados com a pele, acompanhe também pelo Instagram!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

 

Referências: Mundo Boa Forma, Tua Saúde e DermaClub.

Deixe um comentário