Tratamentos em Florianópolis: Menopausa acelera envelhecimento da pele?

Tratamentos em Florianópolis: Menopausa acelera envelhecimento da pele?

Durante a menopausa, as mulheres percebem que a pele começa a ficar mais flácida e menos hidratada. Além disso, há maior incidência de rugas nesse período, já que ocorre uma diminuição de cerca de 30% do colágeno. Mas por que a menopausa acelera envelhecimento?

As rugas, por exemplo, são mais evidenciadas por conta da baixa produção de estrogênios no ovário. Porém, outros fatores também contribuem com o envelhecimento da cútis.

Veja aqui alguns cuidados que você pode adotar, em sua casa, nessa fase para reduzir esses efeitos sobre a pele!

Menopausa acelera envelhecimento, mas existem formas de reduzir os efeitos

A perda de elasticidade da pele fica mais evidente a partir dos 45 anos, com marcas de expressão, rugas e flacidez. Isso ocorre por conta dos níveis do hormônio DHEA, que diminuem com a chegada da menopausa.

E para manter a pele saudável e bonita por um tempo prolongado, é importante focar nos produtos e cuidados adequados. Vale informar que a menopausa acelera o envelhecimento, mas cessa a produção de colágeno.

Por menor que seja sua produção, existem formas de estimular a quantidade dessa substância em benéfico da pele. Além disso, também é possível reduzir os efeitos do envelhecimento da pele causado pela menopausa.

Para isso, é preciso investir em alguns cuidados diários nessa fase. Veja alguns deles!

1. Use filtro solar

É importante adotar o hábito de usar o filtro solar diariamente, mesmo que você não se exponha ao sol. Lembre-se de utilizar a proteção indicada ao seu tipo de pele e, na dúvida, pergunte ao seu dermatologista. Além disso, reaplique o produto durante o dia.

2. Tenha uma alimentação saudável

Inclua em sua dieta, alimentos ricos em vitamina A, C e E, pois estes ajudam a manter a pele bonita e saudável. Essas vitaminas são encontradas nas laranjas, avelãs e frutos vermelhos, por exemplo.

3. Faça esfoliação da pele

Embora a menopausa acelere o envelhecimento, você pode cuidar da pele fazendo esfoliação regular, ou seja, duas vezes ao mês. Você pode usar uma solução natural, óleo de amêndoas doces e açúcar, já que essa mistura remove a pele morta. Converse com o seu dermatologista para melhor indicação de produtos para esfoliar a pele!

4. Invista em dermocosméticos

Para estimular a produção de colágeno, use dermocosméticos com propriedades antioxidantes. Eles devolvem o tônus da pele que é perdido durante a menopausa. Saiba que o mercado oferece diferentes produtos, mas nem todos podem ser ideais para o seu tipo de pele. Na dúvida, conte com um profissional especializado!

5. Realize tratamentos em clínicas dermatológicas

Você já sabe que a menopausa acelera o envelhecimento da pele, mas deve saber também que, com os profissionais certos, você pode combater os sinais. Para isso, conte com uma clínica dermatológica para realizar procedimentos específicos. Entre eles, ácido hialurônico, luz pulsada, laser de CO2, toxina botulínica e peelings. Além disso, de acordo com a avaliação, seu dermatologista poderá indicar cirurgia plástica, dermoabrasão ou injeções de toxina botulínica.

Agora você já sabe que a menopausa acelera o envelhecimento da pele e que existem formas de reduzir seus efeitos. Então, coloque essas dicas em prática para obter seus efeitos positivos sobre a cútis.

Não se esqueça de contar com um dermatologista para melhor indicação de tratamento!

Aproveite e fique por dentro de outros assuntos e dicas. Leia também sobre como tratar o envelhecimento facial!

CRM/SC | 14625 RQE 12663

Referências: Tua Saúde e Dermaclub.

Deixe um comentário