Quais são as melhores vitaminas para a pele?

Quais são as melhores vitaminas para a pele?

Que uma alimentação saudável faz bem para a saúde geral do nosso corpo, isso você já deve saber. Mas, tratando-se de beleza, existem vitaminas para a pele capazes de deixá-la mais saudável, luminosa e radiante.

Além disso, elas atuam na prevenção de acne, manchas e demais problemas dermatológicos. E ainda, com a correta nutrição, a pele fica protegida da ação do tempo, prevenindo assim, o envelhecimento.

Você sabe quais são os efeitos das vitaminas para a pele? Descubra aqui!

Melhores vitaminas para a pele

Quando cuidamos da manutenção do nosso corpo, também estamos cuidados da beleza. Ao investir nos melhores minerais e vitaminas para a pele, você obtém muitos benefícios. Veja uma lista com algumas opções:

1. Vitamina A

Ela atua como rejuvenescedora da pele, já que estimula a renovação celular, contribuindo com a redução de marcas de expressão, rugas e flacidez. Pode ser encontrada em diferentes composições de cosméticos, que contenham retinol ou beta-caroteno.

A vitamina A é de grande importância para todos os tipos de pele, especialmente para as mais maduras. Isso porque a sua capacidade de renovação é mais lenta. Para aproveitar seus benefícios, você deve fazer uso de cosméticos de aplicação tópica. Alguns alimentos também possuem a vitamina, como cenoura, alface, folhas verdes escuras, mamão, moranga, ovos, fígado, caju, entre outras.

2. Vitamina B3

A niacinamida está entre as vitaminas para a pele mais benéficas, atuando como agente clareador e iluminador. Também é capaz de suavizar manchas e deixar a pele mais uniforme e lisa. Além disso, reduz a oleosidade da pele, já que equilibra a produção da oleosidade.

Por outro lado, também é benéfica para peles secas, já que aumenta a produção de ceramidas, mantendo a hidratação e umidade fisiológica. Para se beneficiar desses efeitos, faça uso de cosméticos, suplementos e alimentos fontes. Entre eles, o frango, lentilhas, atum, cogumelos, vegetais de folhas verdes, amendoim e semente de girassol.

3. Vitamina C

Conhecida também como ácido ascórbico, ela combate os radicais livres da pele, especialmente os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, atua na renovação celular, proporcionando vitalidade e luminosidade à pele. Sem contar que é essencial na produção de colágeno.

Dessa forma, ela é eficiente na prevenção e remoção de rugas, flacidez, marcas de expressão e para a melhora da celulite. E mais! A vitamina C também pode clarear manchas. E para aproveitar seus benefícios, ela está presente em vários cosméticos e pode ser consumida através de frutas e legumes. Entre eles, brócolis, laranja, abacaxi, kiwi, manga, morango e limão.

Vale saber que o uso tópico de dermocosméticos contendo a vitamina C é muito mais eficiente, se comparado à ingestão da vitamina através de alimentos.

4. Vitamina D

É conhecida também como calciferol, substância de grande importância para a nossa saúde. Esse hormônio é produzido pelo organismo após a ação fotolítica, ou seja, através dos Raios UV na pele. Sem contar que a vitamina D pode acelerar a renovação do colágeno e potencializar a renovação da epiderme.

Outras ações dessa vitamina incluem reparar as fibras que atuam no controle da pele e melhorar a textura e contorno facial. A principal fonte de produção da vitamina D no organismo é através da luz solar, bem como a ingestão de carnes, gema de ovo, frutos do mar e peixes, também auxiliam em sua produção.

5. Vitamina E

Conhecida como tocoferol, contribui por retardar o envelhecimento da pele, criando uma barreira protetora para evitar ressecamento e descamação. Além disso, é um poderoso antioxidante, protegendo a pele contra poluição, radiação solar, calor e frio excessivos e demais fatores externos.

A vitamina E ainda estimula e protege a atuação do colágeno, ácido hialurônico e elastina. Todas essas substâncias são essenciais para a beleza e saúde da pele. A vitamina E está disponível em cosméticos e alimentos, como vegetais verdes escuros, óleos vegetais, oleaginosas e em ovos, abacate e outros alimentos.

Vitaminas específicas

Dependendo do quadro, existem algumas vitaminas para a pele mais específicas, como:

  • Acne e espinhas: vitamina A, pois impede que os poros fiquem entupidos e inflamados.
  • Rugas: vitamina B2, já que favorece a produção de energia pelas células.
  • Lesões: vitamina B6, possui um efeito cicatrizante.
  • Envelhecimento da pele: vitamina C e vitamina E, contribui com a formação de colágeno (C) e protege as células contra ações de radicais livres (E).

Como você pode observar, as vitaminas para a pele são de grande ajuda para deixá-la saudável e vistosa. Aproveite e invista o quanto antes em seus benefícios!

Para dicas e informações importantes a sua pele continue conferindo nosso blog e redes sociais.

CRM/SC 14625 | RQE 12663

Referências: Minha Vida, Ocean Drop e Tudo Ela.

Deixe um comentário